sexta-feira, 13 de março de 2009

A religiao e seu "sei la"




Religiao.. como esta facil falar a respeito dessa coisa nao é mesmo? Torna-se facilado talvez pelo fato de que estao ai, absurdamente vigentes, presentes em nossas vidas, batendo a porta como um vendedor ambulante desesperado para despachar suas mercadorias. Mais ou menos isso..

INSTITUICOES!!! Infelizmente ou felizmente, sei la.. as pessoas nao gostam muito que se rotulem-na com esse termo, I N S T I T U I C O E S, afinal, nao podemos apenas colocar um nome na "casa de Deus, ou "na casa do Senhor", mas o meu rotulo é instigantemente deliberado, sim, sim, com certeza proposital. 
Na verdade, as pessoas, principalmente os religiosos mais fervorosos, nao sao muito fãs desta palavra porque, sim, na verdade, poise, mudando-se o nome para um simples aparato instituicional, o que gera? Resposta: Um anti-depuramento (pelo qual elas parecem espartanamente buscar, mas sera que encontram? duvida... ????????) Por isso incomoda, pois a instancia religiosa tera sua imagem arranhada, desqualificada ou que a dita "casa" de Deus podera ter a sua essencia diminuida, pois instituicoes sao instituicoes, ora bolas, em que o estereotipo tem significado aproximado de "empresa", de Estado, de liturgia, etc"... mas sera o q realmente acontece? pense de forma critica e mais ampla.. se esforce..... vc encontrara algo proximo a uma verdade, diferente desta q anda por ai.. que andam colocando na sua cabecinha de alho. (diga-se que alho faz muito bem a saude)
 
Anda-se desenhando muito bem a respeito de como se apresentam, de como se multiplicam e ate mesmo de como funcionam, mas sera que sabemos realmente o que ocorre no meio ................................. qual a palavra mesmo? ah sim, MEIO INSTITUCIONAL ? sei nao, tenho duvidas a respeito, nao chego a uma conclusao. Um dia a gente entende isso tudo. Ate la, vamos utilizando de uma critica incompleta, pelo menos é alguma coisa. Aproveitando pergunto por que as coisas simplesmente ocorrem desta forma.. uma grande forma. (Performance?) Sem mais delongas, vamos aos fatos. Diga-se fatos com respeito, alias,puro respeito, das maneiras e formas que ainda nao se configuram no meio como paupaveisssssss, tangiveis, visiveis.. Sim, estao visiveis sim mas pouco entendidas..a verdade esta escurecida. Talvez nao seja necessario entende-las, mas apenas cumpri-las, ou fugir delas (loucura?). Estou sendo bem extremista, ou oito ou noventa e quatro, daquele jeito bem assim ó! nos extremos.. bem bem bem.. mal mal mal... Gardenal? sim, muitas das vezes parece ser preciso, necessario. Toma logo!!! E o que faco, o que se faz????? continuo escrevendo... sentindo e desenhando as palavras, a ba ba ba, be be be , bi bi bi.. mas vamos ao que interessa, para poucos, mas interessa. Sei disso! Agora vai!! Os fatos.

Todos dias, a todo momento, a todo instante... olha, ja passou mais um........
somos colocados diante de um cumprimento de ideias.. uma ideia cumprimentando a outra... sorrisos hipocritas, mas acabam se entendendo. Deparamos com manifestacoes midicas (ui) em relacao ao aparato divino e suas devidas dinamicas na vida do sujeito e do mundo. Vivenciamos que tudo se propoe, em meio a rituais, que as coisas de Deus estao sempre sendo imputadas em alguma postura de beneficios aos sujeitos que ali estao. E os demais? demais? Como diz o carinha la do programa humoristico: "Jesus toma conta".

Tudo muito bonito... bonito ate demais ne.. suspeito. Alias, EU suspeito. a palavra "voce" ja seria outro pronome. Diferente do que anda por ai.. 

Os dias vao se passando, liga-se a televisao, a caixinha brilhante é ligada nos devidos horarios programados e la estao eles. Programacao? Sim, ja estamos programados, pra nao dizer condicionados. 
(engracado que esses horarios programados ja nao passam a ser tao programados assim, ja que suas vigencias ao meio comunicacional corroboram um sentido quantitativo bastante vigente e vigoroso. Calma, irei explicar, oooooooouuu seja, as coincidencias de se deparar com essas programacoes de determinadas igrejas e seus devidos cultos ja nao sao costumeiras, mas parece que chegam a nós como "obrigatorias" de estarem sendo vistas e tal tal, pois as mesmas coincidencias estao sempre se repetindo. ta bom...) Glória a Deus? 

Sempre existe algum fato que instinga a curiosidade das pessoas, pra nao dizer que estes fatos estao ligados a desejos de cada pessoa, mas esta seria uma ooooooutra historia, diga-se historia sem fim, com um fim nao tao feliz. Ai ja é aquela historia!

Vamos dar alguma opiniao final?

bem.. eu acho incrivel como pessoas, P E S S O A S conseguem a façanha de serem serem serem serem serem serem iludidas iludidas iludidas iludidas com certas manipulacoes ideologicas (psicologicas?) tao mesquinhas ne mesmo. Fico perplexo com o pouco, que é realmente tao pouco mas que persuadis tao facilmente um muito.. Estou dizendo muito, muuuuuito, porque a quantidade de sujeitos que estao adentrando e se filiando a estas instituicoes no intuito unico de serem "salvas" rodeia a ordem do absurdo... e que absurdo.... é muita gente sendo iludida. Ate ai estaria otimo, o problema é a sequencia posterior da ilusao se encontra na ordem da frustracao, ou desilucao, seja o q for, estas instancias emocionais nao sao muito agradaveis.. Oro (rezo? repito? qual a diferenca?) para que essa massa de pessoas permanecam neste tipo de sensacao mal interpretada ou que descubram a verdade, ou proxima a ela.  

Qual é a verdade?

A verdade é que um ser transcendente, seja ele qual for (eu tenho o meu graças a Deus rs) nao ta nem ai para esses aparatos institucionais, muito pelo contrario, sua postura divina e sublime vomita tais fenomenos em que se utiliza tanto de Seu nome, mas o homem (maldito? mal dito?) consegue a façanha de filtrar aquilo que simplesmente é do seu unico e exclusivo interesse e esquece de utilizar a verdadeira essencia espiritual que pode abranger toda humanidade - o amor.
Amor - uma historia ainda a ser escrita e lida. Entendida?  
- A dúvida do homem ainda prevalece. (...) 


17 comentários:

  1. Bem, eu gostei muito desse artigo a respeito das instituições (Igrejas fisicas),pois achei as definições a qual foram dadas as instituiçoes com muita propriedade, na verdade é a realidade atual, é fato, até os seculares que vivem envolvidos nas suas crenças, já sabem da a baderna, das heresias, das apostasias que se tornou as Igrejas evangélicas... Essa dita casa de Deus, Casa de Oração está longe de ser a casa de DEUS... aliás, que casa? E Deus precisa de Casa? de Placa? De templos Suntuosos? Luxuosos? Não sei se precisa, bem o JESUS que eu consigo visualizar não precisa, mas esse JESUS institucioinal, esse JESUS que só se encontra dentro das Instituições como é muito limitado, realmente precisa de toda essa estrutura fisica, afinal, Ele mora lá, né? Pra atrair os fieis, precisam tornar o ambiente confortavel, luxuoso, atrativo..... tem que colocar uma peça teatral aqui, um grupo de dança ali..... uma faixada bonita... de preferencia numa Avanida mais nobre da cidade.... porque senão ninguem irá se interessar emn encontrar JESUS, ate porque JESUS deixou de habitar a muitos anos em nossos corações... Nosso Corpo é Morada do Espirito Santo? desde quando? Biblicamente esse discurso até poderia ser creditado, mas na prática dentro das " Casas de Oração ", Casa de DEUS.... Há morada do Espirito Santo são os templos mesmo....é uma pena que não se assuma essa face... se assumissem era tudo tão simples,´né? Ninguem precisaria mais se preocupar em rever atitudes, conceitos, condutas..., bastava apenas se filiar a uma dessas instituições, de preferencia as que oferecessem mais conforto, segurança, né? Porque se o JESUS da Bíblia habita nelas, pelo menos que estejamos seguros, né? Se bem que até das confortaveis estamos correndo risco, né? Como exemplo a tal da Renascer que o teto desabou.... Bem, só fico imaginando uma coisa, se Jesus estava lá,Se Ele habita nesses templos feitos por os homens, como Ele pode permitir que a sua casa desabe mate alguns dos seus seguidores e outros saiam feridos?Que dono de casa mais irresponsavel, cade o zelo pela vida dos convidados e membros? Permitir tal coisa? Será que o JESUS da Bíblia habita realmente nessas instuições? as vezes tenho duvidas que Ele não passa nem pela calçada... e aquele monte de seguidores estão lá sozinho, orando e gritando, dançando, correndo, desfilando, mas tudo, em vão , sozinhos, numa casa deserta, sem o seu dono principal.....Bem, acho que JESUS realmente está lá fora...Talvez se estivesse de fato lá dentro tivesse feito pelo menos uma reforma no telhado da sua Casa.

    ResponderExcluir
  2. é... pelo visto as indulgencias para morar no céu nao aconteceram somente na Idade Média.. estamos no século XXI e o sistema capitalista é maior do que o amor que deveria ser pregado e apregoado entre os sujeitos.

    ResponderExcluir
  3. Genial, porem lamentavel.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei rebater muito bem as acusações e críticas feitas ao cristianismo ou às igrejas cristãs e muito menos a alguns de seus seguidores, mas, uma coisa eu sei, havia um homem em nosso bairro, que dominado pelo vício da bebida, vivia caído nas sarjetas da cidade. Este homem encontrou-se com Jesus Cristo e sua vida foi completamente mudada. Há alguns anos passados, nos mostrou com alegria, a sua última aquisição: um aparelho de dvd e sua casinha, construída com tanto carinho, por ele próprio. Sua vida foi resgatada da destruição. Ele é um exemplo vivo de que Jesus Cristo não é fantasia ou invenção de mentes doentias. Jesus é real! Transformou a vida deste irmão e tem transformado a minha. Eu tenho tudo para odiar as pessoas, mas prefiro perdoá-las e seguir em frente. E temos também o testemunho poderoso da Palavra de Deus a respeito de Cristo, que se fez carne e habitou entre nós... Esta verdade ninguém jamais poderá mudar. Jesus Cristo não é um gigolô da religião. Ele vive nos corações daqueles que o amam, o repeitam e crêem nEle. Onde estiver o homem, haverá sempre o pecado. Jesus continua o mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Jamais podemos atirar a última pedra. Todos nós podemos ter um passado do qual não nos orgulhamos nem um pouco, afinal de contas, a omissão não é o nosso pior pesadelo? Falar dos problemas dos outros, sem nos envolver com eles é muito fácil. Continuo na igreja, apesar dela. Porque é ela que está nos presídios, nos orfanatos, nos hospitais, nas ruas cuidando de mendigos e postitutas. Continuo a amar meus irmãos em Cristo, apesar deles. Continuo dizendo que a maioria das pessoas, que desprezam as igrejas, nunca ficaram sabendo do seu trabalho junto a drogados, abandonados e desprezados pela sociedade. Enfim, somos uma raça muito ignorante e despreparada. A Mídia então recebe seu troféu, por omitir as notícias verdadeiras à respeito do povo de Deus.
    Sayonará

    ResponderExcluir
  6. Vocês se cuidem!!! Jesus está prestes a voltar! Preparem-se!
    Maranata! Vem Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  7. ja era previsto que alguns bitolados utilizariam o recurso "anonimo" para exporem seus argumentos pífios e cheios de preconeitos. por isso q repito sempre q a esperanca de um novo mundo com uma verdadeira integracao e intimidade com Deus esta cada dia mais fragmentada e com expectativas muito duvidosas.. mas amem.. direito de expressao é direito de expressar, mas nao é icone de de verdade, muito menos de producao.

    ResponderExcluir
  8. Ronaldo, só não entendo porque estas pessoas utilizam o recurso anonimo, pois fazemos parte de uma sociedade democrática onde todos tem o direito de livre expressão. A meu ver, pessoas que se escondem para informar algo é porque não acreditam piamente no que dizem, ou porque realmente tem medo das críticas, pois não sabem discutir a respeito, somente transmitir discursos infundados e absolutos. Fazer parte do corpo de Cristo, não é segregar, muito menos discriminar aqueles que não fazem parte. Ora vem Senhor, vem acabar com essa ignomínia que se encontra alojada, entrelaçada, arraigada. Venha e colha os seus justos que somente plantam o amor sem buscar nada em troca. Creio no amor, e foi isso que Jesus pregou enquanto esteve conosco.

    ResponderExcluir
  9. Sim, eu prefiro o anonimato ehehhe Esses dias visitei um casal: ele trabalhando colhendo café e ela grávida. Dormem num colchão no chão. A casa está sem energia, pois o antigo morador não pagou as contas de luz e o dono não quer arcar com as despesas. É o único lugar que conseguiram achar por 150,oo reais. Levei cobertor, edredon, comida (dei um cheque pré-datado para junho ehehe, dei meu botijão vazio (pois peo menos o gás ele podia comprar), peguei roupas dos meus filhos para eles e consegui um fogão com uma irma da igreja. Catei alguns cobertores de casa e levei para eles. Comprei coisas úteis de cozinha para ela. Penso que estou fazendo o que posso por essa família em nome de Jesus. Outro irmão levou eles para almoçar. O Pedro que vivia bêbado e mendigando pelas ruas (mora com eles), parou de beber, desde que foi para a igreja, e está trabalhando na panha de café tb. Se isso não é amor, eu então não sei onde é que estão amando por aí. A fé sem obras é morta. E o que vcs estão fazendo pelo abandonado e desprezado pela sociedade? Qual foi a última vez que titou sua roupara do guarda-roupa e deu para seu próximo? Sei que nós evangélicos temos erros, mas procuramos andar de acordo com a Paavra de Deus e aguardamos a segunda vinda de Cristo. Não somos perfeitos, somos sim, desprezados pela sociedade, mas e daí? Todos vamos virar adubo mesmo. Melhor virar adubo com Cristo, do que viver neste mundo tenebroso, por viver.

    ResponderExcluir
  10. Por falar em discurso infundado; careço dizer, que meus argumentos podem ser sem fundamento prá vcs, não prá mim; aliás, eles estão bem alicerçados, sim, em experiências próprias e muito sólidas. E espero não ceder à tentação de deixar meu nome registrado aqui ehehehehehe

    ResponderExcluir
  11. E enquanto meus dedos permitiram teclar (Já que entrei na casa dos 50), vou continuar dizendo que valé à pena ser um seguidor de Cristo e dentro de uma igreja, pois afinal, quem é perfeito para dizer que pode viver muito bem sem ela? Minha igreja é uma família: cheia de erros como uma família comum, mas muito acolhedora e abençoada.

    ResponderExcluir
  12. Bom, primeiramente preciso elogiar a todos que postam mostrando a identidade de alguma forma. Creio que é espaço de tranquilidade democracia de expressão.
    Quanto às religiões, aprendi que a fé é ferramenta insubstituível a todos quando querem alcançar algo. Entretanto, o conhecimento de si mesmo junto à fé, com toda certeza irá proporcionar as congratulações!
    Entendo que seja qual for a religião, não é pela alienação que alguém consegue atingir o que ela realmente quer. É preciso muito mais do que isso! Temos acima de tudo nossas responsabilidades quanto ao nosso trabalho, nossas questões incisivas.
    Um abraço,
    Gabriel Caputo

    ResponderExcluir
  13. as pessoas insistem em dizer que para se posicionarem como altruistas, eticas e supostamente humanas, no ato de compartilhar e ajudar o proximo, elas, a partir disso, necessitam ser institucionalizadas, pertencentes a uma igreja com rotulo e placa, carteirinha de membro e dizimo no final do mes. Mas esquecem q a ser pertencente ao corpo de cristo, nao quer dizer necessariamente pertencer a um templo, muito menos a liturgias e regras pre estabelecidas em que nao se da margem para que o espirito santo atue...

    O artigo nao destitui o cristianimo, muito menos suas essencia de humildade e comunhao, muito pelo contrario, propoe uma atitude de reforma e de aperfeicoamento naquilo que hoje, se denomina, igreja e povo de deus..
    porem, as pessoas ja nao conseguem mais ter a intimidade com o criador sem que, antes, sejam filtradas por algum aparato institucional, enfim, um pedágio completamente fragmentado onde as pessoas teiam em acharem que estao, somente ali e exclusivament ali, servindo a Deus... uma grande piada.. lamentavelmente sem graca..

    ResponderExcluir
  14. Em Romanos 3:23 está escrito:"Que todos pecaram e destituidos estão da glória de Deus". Todos nós somos pecadores. Está é uma realidade prontamente prática e indubitavelmente inerente ao ser humano. A igreja é uma instituição, necessária e importantíssima na convivência de seres humanos imperfeitos. Há uma oportunidade real de ser ter empatia; de se compadecer dos que sofrem e tem seus deslizes. Percebi que vc é uma pessoa avessa à frequentar uma igreja. Mas ela tb cumpri o seu papel na sociedade. O homem não pode viver isoladamente. Dizem que ficaria completamente louco. Torno a dizer que a instituição "igreja" continua imperfeita, mas ela está de alguma forma, cumprindo seu papel. A Bíblia (que eu creio , por completo, que é inspirada por Deus) fala Em Hebreus 10:25 está escrito|: "Não deixemos de congregar-nos,como é custume de alguns. A própria Palavra de Deus nos exorta a isso. Agora se vc é um cristão e não crê na Palavra de Deus, meu amigo, mude de religião. Não existe cristão sem Bíblia. Jogue ela fora. Não podemos crer só naquilo que nos agrada. Falar de Jesus, sem crer na sua Palavra é uma terrível contradição. "Quem OUVE A MINHA PALAVRA, e crê naquele que me enviou, TEM A VIDA eterna, não entra em JUÍZO, mas passou da morte para a vida".
    Por falar em anônimo, "sou anônima".

    ResponderExcluir
  15. Gostei e concordo com td que o "anonimo" disse a respeito de igreja. é muito fácil jogar pedras e julgar as intituladas"instituições" mas realmente são elas q se importam com os pecadores e os perdidos. e acho tb q pessoas q ficam criticando as igrejas deveriam fazer algo pra ajudar essas mesmas pessoas, aliás....eu só teria coragem de ir contra as igrejas se eu fizesse algo melhor pra ajudar as pessoas. ci-shalom

    ResponderExcluir
  16. Com essas manifetacoes tão pifias e desprovidas de um minimo de razao que a cada dia me afasto desse mérito religioso. Tenho certeza absoluta e estou convicto q os VERDADEIROS cristaos nao se sentiriam tao incomodados em receberem criticas (principalmetne criticas de construcao, propositivas) a respeito das instituicoes, das ditas igrejas.. pois ja acham q sao perfeitos - esta é a ideologia manipuladora que as igrejas passam.
    afinal, o corpo, a igreja por si so nao é o templo do espirito santo? nao é isso q esta escrito em marcos, hebreus, tiago???? ou voces tb desconsideram a palavra de Deus????? ahhh sim, havia me esquecido da base principal do suposto cristianismo desse povo alienado. Uma palavravinha magica:

    C O N V E N I E N C I A

    Nao? vou explicar exemplificando FATOS que ja cansei de assstir: é assim.. meu filho faz merda.. mas se faz merda sendo um frequentador de igreja, ou filho de um frequentador de igreja, entao ta tudo bem... "ele esta somente passando por provas" "deus esta lapidando ele" etc etc.. ta tudo certinho... "Deus ainda o encontrara porque 'eu e minha casa serviremos ao senhô'. mas se o vizinho nao pertence a mesma religiao, principalmente se eu for um catolico recebendo critica de evangelico fanatico, ai a coisa muda de figura da agua pro vinho e o que entra em cena sao os vigentes e poderosos julgamentos preconceituosos: "ele é assim porque nao tem deus no coracao"; "eles sao assim porque ainda nao tiveram um encontro com o sinhô"; "misericorida para esta familia q ainda nao tem deus na vida deles", "um dia aquela familia ainda ira se converter"... mas quando se olha para o proprio umbigo (coisa que é dificil pra esse pessoal) é bem visivel que nao ha diferenca alguma nessas pessoas institucionalizadas daquelas que vivem no dito "mundo", as "impias", as "perdidas"..

    Perdido ta esse povo que frequenta igreja, vivem de hipocrisias, demagogias, de representacoes e so existe limites pra eles quando a pimenta esta ardendo nos olhos dos outros.. assim é facil ser cristao ou critã..

    E quanto a ajudar as pessoas, vida crista nao esta reduzida a SOMENTE ajudar as pessoas, coisa q poucos fazem, mas se rotulam como santos, separados, salvos porque um dia deram pao pra um mendigo. Ser cristao é muito mais do que isso. E ajudar as pessoas, vou reiterar o q ja disse, voce faz isso em qualquer lugar, independente se esta ajuda seja proveniente de uma instituicao religiosa ou nao. A verdade é q esse povo nao ajuda ninguem, mas se acham todo poderosos e discriminam com toda força aqueles q nao fazem parte do grupo q eles pertencem. q coisa feia ne mesmo... como cristaos.. q foi mais esdruxula, que exemplo, ovelhas de Jesus.

    existem varias verdades, mas uma das principais sobre a cegueira desse povo é q esta mesma tiflose espiritual esta embutida na falta de cultura. principalmente uma cultura mais critica, mais ampliada, menos popular e mais erutida. Com isso, a bitolacao entra em cena, porque normalmente essas pessoas sao faltosas, carecem de algum beneficio que a religiao podera dar a elas e, entao, correm para os templos para receberem a "graça"... Que tolice... sao nescias de carteirinha, sem ampliacao de visao, como um burro com viseira, que nao consegue visionar em outra direcao senao aquela estipulada pelo mestre(Jesus???).

    Que Deus abencoe a todos, principalmente os pobres de espirito que tanto carecem ainda serem alimentos da graça, do espirito santo, do amor incondicional de Cristo.

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de pedir, principalmente a DETERMINADOS (nao todos) cristaos de plantao, para pararem de atacar pessoalmente minha pessoa. Se nao ha argumentos que sustentem uma contestacao, peço que se calem (o silencio tb é uma resposta) como o proprio cristo o fez. Fica muito feio, muito mesmo, voce como cristã se reduzir a um papel tao mediocre e baixo como esse.

    De forma calma e serena, digo: Cuide de sua vida... sua familia... Sei que ha uma pendencia muito grande.

    So posso lamentar por esse tipo de gente...

    ResponderExcluir